O mundo imobiliário é para o corretor que vende em parceria
Uma casa com placas de vários corretores é prova de que eles não têm clientes. Mas, o que isso tem as ver com vender em parceria? Continue a leitura!
É realmente irracional você ter um imóvel com duas, três e até mais de cinco placas de corretores num mesmo imóvel. Na verdade, isso só pode significar duas coisas:
A primeira: a de que os corretores não estão conseguindo fazer o documento de exclusividade com os proprietários. Evidente que, essa decisão de deixar o imóvel com apenas um corretor pertence ao do dono da casa, mas a partir do momento em que um corretor coloca a sua placa em um imóvel, os outros pelo bom senso não colocariam as suas e buscariam fazer parceria com o primeiro que recebeu a autorização para efetuar a intermediação imobiliária.
A segunda: que uma casa recheada de placas de corretores de imóveis, mostra apenas que esses corretores estão usando a forma mais antiga e mais atrasada de se comercializar no mercado imobiliário que é a de esperar que um cliente em potencial veja a placa e entre em contato com um dos anunciantes.
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Em alguns casos a placa é importante e merece ser colocada até para consolidar o nome e a marca do corretor. Mas esta ação deve seguir um padrão, deve ter um objetivo claro de mostrar o quanto aquele corretor é importante no mercado. Entretanto, na maioria dos casos é apenas uma ação predatória, inócua e que traz poucos resultados.
O que os corretores têm que começar a trabalhar é com as redes sociais, com os portais, com as parcerias e com seu banco de clientes, além de escolher alguns clientes potenciais com novos modelos de atração de clientes que não estão relacionados com a colocação de placas, como a divulgação em portais tanto pagos quanto gratuitos, é um excelente instrumento; como ferramentas de vendas estatisticamente não tem se mostrado eficiente.
Há casos em que, uma rua escondida, onde só passa moradores locais, tem um imóvel mais enfeitado do que as baianas do carnava,l com as centenas de placas que são colocadas pelos corretores, desvalorizando o imóvel, fazendo uma bagunça visual, enfeiando o bairro, etc. Está na hora do corretor buscar mais parcerias, embora continue colocando a sua placa nos imóveis que captar, desde que não seja um outdoor de placas.
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Os corretores precisam se unir mais, trabalhar em conjunto, serem mais éticos, honestos, tanto com o cliente quanto com seu colega de profissão.
Em última análise, esse montão de placas demonstra que a categoria, além de ter muitos corretores, são extremamente desunidos, imensamente desleais e grandemente atrasados. O mercado, no atual nível de desenvolvimento que atravessa, não admite mais comportamentos mesquinhos, egoístas, individualistas e desonestos.
Faça mais parcerias, busque uma ferramenta como o Homer que oferece ferramentas para o corretor inteiramente gratuitas, voltadas para a solução de problemas do corretor como um site, por exemplo.
Portanto, nobres corretores, cuidado com suas ações por menores que sejam. O que vai diferenciar você no mercado moderno e competitivo em que vivemos é a capacitação continuada, a qualificação e a capacidade de adequação.
Tomaz de Aquino
Jornalista e Professor