O que a profissão corretor de imóveis representa para você?

O que a profissão corretor de imóveis representa para você?

Há 53 anos no mercado imobiliário, conheça José Carlos, que é também Conselheiro do CRECI e Coordenador da Comissão de Ética-Cefisp, 3ª turma. Registramos a nossa conversa neste artigo, para você conhecer e se inspirar com essa história incrível. 

O início de tudo foi em 1968.

Era a época do “Milagre Brasileiro”.  O BNH – Banco Nacional da Habitação, recém criado, tinha como objetivo propiciar a todo o povo brasileiro a compra de sua casa própria. Eu um jovem de 21 anos, louco para casar e constituir família, com uma vocação natural para vendas, logo vi a possibilidade colaborar com a realização do sonho de outras pessoas e concretizar, também, o meu.

Em 1971, casei com a minha amada esposa. Compartilho uma lembrança querida deste dia. Hoje, 51 anos depois, temos uma linda família com 4 filhos e 10 amados netos.

Tenho muito orgulho de dizer que criei a minha família, sempre exercendo a profissão de corretor de imóveis.

De 2002 a 2010, minha filha morou em Portugal, enquanto eu pude participar de todos os Salões Imobiliários de Lisboa, Porto e Madrid. Nessa época, eu trabalhava lá e cá. Depois, entre os anos 2010 a 2019, minha filha voltou a morar no Brasil e eu fiquei trabalhando aqui, em diferentes regiões, como: Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo.

Agora minha filha voltou a morar em Portugal e tenho planos de trabalhar 6 meses lá e 6 meses aqui.

Registro na Plaza Mayor, após o encerramento do Salão Imobiliário de Madrid.

Sempre associo o trabalho de corretor de imóveis à família. Além de promoverem o bem estar da família dos seus clientes, cuidam para garantir, também, a tranquilidade da sua. A minha história é sobre isso.

Está há quanto tempo no mercado imobiliário?

Oficialmente, estou há 53 anos no mercado imobiliário. Comecei em 1968 e, em 1969, fiz a minha Inscrição no Conselho Regional de Corretores de Imóveis 9ª Região, sob número CRECI/BA-196.

Qual é o seu sentimento pela profissão ao longo dos anos? 

O meu sentimento é de muito orgulho. Orgulho de exercer uma profissão que me possibilita ajudar a realizar o sonho da maioria dos brasileiros: a aquisição de sua casa própria.

Qual a história mais marcante na sua carreira como corretor? 

Existem várias histórias marcantes em todos esses anos, mas tem uma que gostaria de compartilhar:

Em 1970, participei como corretor de imóveis do lançamento de um Conjunto Residencial de 320 apartamentos: “Residencial Politeama em Salvador, Bahia”.

Trabalhando em parceria com meu colega, amigo e parceiro de negócios por muitos anos, Nelson Aquino Pires, infelizmente já falecido, conseguimos vender em tempo recorde quase metade dos apartamentos. 

Aprendi ali, na minha primeira experiência como corretor de imóveis, a importância do trabalho em parceria. A outra metade foi vendida pelos demais corretores, éramos 12 na época.

Hoje, continuo fazendo parcerias com outros colegas em vários lugares do Brasil, como Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo, além de Portugal.


“É praticamente impossível vender imóveis sem ter uma Rede de Parcerias”, diz João Teodoro

A frase dita pelo presidente do Sistema COFECI-CRECI durante o saber imobiliário, é verdade. Pense bem: a maioria das pessoas compra imóveis 1 ou 2 vezes na vida, já um corretor parceiro vende várias vezes ao ano. Ou seja, o corretor parceiro é o seu melhor cliente.

Você pode fazer parte da maior Rede de Parcerias do Brasil. Junte-se ao José Carlos e a outros mais de 60 mil corretores de imóveis que vendem juntos e recebem novas possibilidades de negócios diariamente.

Pode ficar tranquilo, o Homer garante o pagamento da sua comissão mesmo se o outro corretor não repassar a sua parte. Complete o seu cadastro gratuitamente  

Laiane do Homer
Produtora de Conteúdo

Laiane Dantas

Produtora de Conteúdo do Homer