Saiba o que é e como definir personas
Você sabe o que é Persona? Persona é uma representação lógica do cliente ideal de um negócio. Ou seja, é a criação baseada em uma pessoa real do possível cliente que você busca atingir. Com uma persona bem elaborada e definida, lhe ajudará a criar uma estratégia muito mais efetiva.
Para definir uma persona, coloque todas as características que ela possui, descreva o comprador perfeito e essencial para fechar um negócio com você.
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Exemplo : Marcos Paulo, 35 anos, casado, com dois filhos, empresário bem sucedido e que busca um imóvel na Barra da tijuca, Rio de janeiro. Marcos é sempre muito ocupado, costuma viajar a trabalho e por isso deseja um imóvel seguro para sua família, em seu trabalho possui um grande poder de decisão, mas para o imóvel, quem tomará a decisão é sua espora joana, de 30 anos.
No exemplo acima, percebemos quem será o cliente para efetuar a compra do imóvel, e quem tomará a decisão. Sabemos que Marcos é um cliente extremamente ocupado, por isso deve prestar atenção no horário de contato que tem com ele.
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Personas x Público-Alvo
Público Alvo – Quando falamos de público alvo, falamos de milhares de pessoas com o mesmo propósito, ou seja, clientes que desejam comprar ou alugar imóvel. O público alvo deve ser considerado as características demográficas e socioeconômicas.
Geralmente classificamos o público alvo como :
- Estado civil
- Gênero
- Idade
- Profissão
- Bairro que reside
- Tipo de imóvel que procura
Personas – Como citamos no início do texto, a persona irá trazer características mais detalhada sobre seu cliente, criando assim uma empatia entre você e ele. Então é importante que se crie uma história sobre o possível cliente, desde lazeres até gostos musicas, isso facilitará a criação da sua estratégia.
Classificamos a persona como:
- Nome fictício, para criar laços de relacionamento
- Uma breve história de quem é sua persona
- Hobbies
- Estilo de vida
- Rede social favorita
- Ambição
Com isso, utilizar essas duas formas para conhecer seus clientes é essencial, mas não confunda persona com público-alvo. Apesar de estarem relacionados, a persona é um recorte do seu público-alvo.
Quanto mais destrinchado sua persona estiver, melhor você irá conseguir visualizar seu público e montar sua estratégia de forma mais personalizada.
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