Saiba o que é e como definir personas

Saiba o que é e como definir personas

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Você sabe o que é Persona? Persona é uma representação lógica do cliente ideal de um negócio. Ou seja, é a criação baseada em uma pessoa real do possível cliente que você busca atingir. Com uma persona bem elaborada e definida, lhe ajudará a criar uma estratégia muito mais efetiva.

Para definir uma persona, coloque todas as características que ela possui, descreva o comprador perfeito e essencial para fechar um negócio com você.

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Exemplo : Marcos Paulo, 35 anos, casado, com dois filhos, empresário bem sucedido e que busca um imóvel na Barra da tijuca, Rio de janeiro. Marcos é sempre muito ocupado, costuma viajar a trabalho e por isso deseja um imóvel seguro para sua família, em seu trabalho possui um grande poder de decisão, mas para o imóvel, quem tomará a decisão é sua espora joana, de 30 anos.

No exemplo acima, percebemos quem será o cliente para efetuar a compra do imóvel, e quem tomará a decisão. Sabemos que Marcos é um cliente extremamente ocupado, por isso deve prestar atenção no horário de contato que tem com ele.

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Personas x Público-Alvo

Público Alvo –  Quando falamos de público alvo, falamos de milhares de pessoas com o mesmo propósito, ou seja, clientes que desejam comprar ou alugar imóvel. O público alvo deve ser considerado as características demográficas e socioeconômicas.

Geralmente classificamos o público alvo como :

  • Estado civil
  • Gênero
  • Idade
  • Profissão
  • Bairro que reside
  • Tipo de imóvel que procura

Personas – Como citamos no início do texto, a persona irá trazer características mais detalhada sobre seu cliente, criando assim uma empatia entre você e ele.  Então é importante que se crie uma história sobre o possível cliente, desde lazeres até gostos musicas, isso facilitará a criação da sua estratégia.

Classificamos a persona como:

  • Nome fictício, para criar laços de relacionamento
  • Uma breve história de quem é sua persona
  • Hobbies
  • Estilo de vida
  • Rede social favorita
  • Ambição

Com isso, utilizar essas duas formas para conhecer seus clientes é essencial, mas não confunda persona com público-alvo. Apesar de estarem relacionados, a persona é um recorte do seu público-alvo.

Quanto mais destrinchado sua persona estiver, melhor você irá conseguir visualizar seu público e montar sua estratégia de forma mais personalizada.


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