Como escrever anúncios imobiliários na prática?

Como escrever anúncios imobiliários na prática?

Como escrever anúncios de imóveis impossíveis de serem ignorados pelo seu cliente? É isso que veremos no artigo a seguir escrito pela Pâmela Mendes, do IBREP Escola Imobiliária.

Primeiramente, é válido questionarmos: Uma imagem realmente fala mais do que mil palavras? 

Digamos que o seu cliente está vendo um anúncio seu no Instagram e nesse anúncio você não colocou nenhum tipo de descrição, apenas imagens. Por mais que sejam fotos bem feitas e produzidas que encantem o seu cliente, elas podem vir a gerar algumas dúvidas, como por exemplo: “Qual é o preço deste imóvel?” “Aonde ele fica?” “Quais são as suas características?” e “Por quem ele está sendo vendido?”.

Para que isso seja evitado, alguns complementos no fator escrita são necessários.

Além de evitar a geração de dúvidas, elementos verbais em seus anúncios são capazes de qualificar os leads que chegam pelas redes sociais. Isso acontece por meio de ações personalizadas, como por exemplo informar a ele quais são as características, a localização e o valor do imóvel anunciado.

Com essas três informações é possível concluir se o imóvel está na localidade em que ele está procurando, com as características desejadas e dentro do orçamento que está disposto a utilizar. 

Significa que, não basta apenas jogar as informações escritas de qualquer forma. É importante atentar-se em como um texto eficaz é construído.

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Para isso, mostraremos a seguir três técnicas que trarão autenticidade e irão potencializar o seu anúncio, fazendo com que a sua margem de diferenciação da concorrência aumente.

1- Copywriting

Digamos que você tenha um lançamento com condições especiais, porém essas condições só irão durar até o dia 30 daquele mês. Nesse caso, você está utilizando o copywriting por meio de um gatilho de escassez. Além dele, você pode trabalhar com textos curtos e objetivos, incentivando o seu cliente com outros gatilhos mentais como o  de curiosidade e exclusividade. 

1- Storytelling

O Storytelling nada mais é do que contar uma história através da escrita. Por meio dela,  o histórico pode ser utilizado para divulgar imóveis de terceiros. Vamos a um exemplo: 

Normalmente anúncios de imóveis de terceiros são feitos com descrições básicas: uma ótima casa, com uma sala ampla, 3 quartos e dois banheiros. Porém, outro jeito de contar essa história é conversando com o proprietário desse imóvel, perguntando a ele quais os momentos felizes que  ele viveu na casa e histórias impactantes dentro da moradia. Assim, na hora de criar o anúncio você se utiliza dessas histórias para causar emoção e despertar sentimentos no cliente, que possivelmente irá se imaginar vivendo esses momentos e criando boas histórias também.

3- AIDA

AIDA é uma sigla que significa atenção, interesse, desejo e ação, ela é utilizada principalmente em headlines, ou seja, em títulos e linhas que antecedem o texto. Sua escrita gera uma conversão direta e que chama atenção, por isso acaba sendo muito utilizada na construção de anúncios.

A partir dessas três dicas, é importante entender como adaptar esse texto para cada portal de anúncio. Em um portal imobiliário, você pode utilizar ainda mais da história. Dentro desse espaço, o que seu cliente quer é justamente um texto que forneça toda informação que ele precisa. Já passamos do tempo em que os anúncios não podiam ser grandes, aqui ele busca a informação completa, estando disposto a ler um texto que o forneça esses insumos, desde que a leitura seja atrativa. Alguns meios para fazer isso são:

  1. Quebrar frases, não deixando o texto corrido
  2. Deixar os parágrafos menores
  3. Utilizar adjetivos que despertem o interesse (belíssimo, imponente, obra-prima e jóia rara) 

Nesses portais você não pode deixar de usar CTA’s (Call to Actions), que nada mais são que chamadas que incentivam o seu cliente a fazer aquilo que você quer. Então se você fez um anúncio no Facebook e deseja que aquele cliente clique no “Saiba mais”  você vai colocar no final do texto “Clique em saiba mais”, de forma direta e objetiva.

Apesar de diferentes,  você não vai precisar criar um texto diferente para cada plataforma, basta trabalhar com redução e adaptação. No Instagram Facebook Ads o indicado é abusar do copywriting, a escrita mais direta e objetiva e que converte mais, uma vez que o facebook entrega menos os anúncios que possuem um texto muito comprido. (mais de 250 caracteres).

Dica extra:  Utilize emojis e letras maiúsculas para chamar a atenção do seu cliente! 😉

As redes sociais pedem que você faça textos com no máximo três parágrafos e mais uma headline, então ele é como se fosse um meio termo entre o portal imobiliário e os anúncios no Instagram e no Facebook. Aqui você não precisa ser muito objetivo e muito rápido nas suas descrições e nem muito longo, porque senão ninguém vai ler.  Você precisa encontrar um meio termo.


Quer aprender mais? Acesse o Homer Educa o portal de educação gratuito para corretores de imóveis.

Outra dica é focar na interação. Utilize do momento de conversa através do post e convide a fazer ações ali dentro da publicação, como comentar e compartilhar. 

Para finalizar, lembre-se de ficar de olho na concorrência. Acesse a biblioteca de anúncios do Instagram, encontre o primeiro link lá dentro e estude o tipo de escrita que a sua concorrência está utilizando.

Para que você possa fazer o melhor com todas as dicas dadas aqui, crie o seu próprio estilo, adapte elas para um modelo que torne a sua rotina mais ágil. É indispensável lembrar que é por meio do seu próprio estilo de escrita que você vai encontrar autenticidade e se diferenciar de outros corretores. Por isso lembre-se: a escrita é para ser divertida.

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Pâmela Mendes
IBREP Escola Imobiliária.

IBREP Escola Imobiliária