Como prosperar na corretagem?

Como prosperar na corretagem?

homer-parceria-fabricio-junqueira

A maioria das pessoas, quando ingressa na profissão de corretor de imóveis, geralmente tem como objetivo inicial ganhar dinheiro.

Esse raciocínio vem do fato de que, de acordo com o senso comum, como um imóvel é um bem de alto valor, as altas comissões pagas na venda de um bem como esse valem a pena. Acrescido a isso, muitas pessoas têm a falsa impressão de que corretor não trabalha e que as vendas de imóveis ocorrem naturalmente sem muito esforço do corretor.

No entanto, quando a pessoa se submete a esse mercado e de fato vira corretor de imóveis, percebe que a prática é bem diferente da teoria. Não é nada fácil fechar negócios e ser bem sucedido nessa profissão. Mas nem tudo é sofrimento. Temos muitos profissionais e empresas que são bem sucedidas e prosperam. Portanto, deixo aqui para você leitor 4 dicas para prosperar na corretagem:

Leia também: Quais são os documentos para alugar um imóvel

1 – Estudar muito

Eu diria que das quatro dicas, três seriam: estude. Isso se deve a um simples motivo; qualquer pessoa que busque um produto ou serviço quer contar com o melhor que se tem no mercado. Ninguém quer ser atendido por um mal profissional.

Para ser um bom profissional, você deve mergulhar nos livros e nas dezenas de cursos disponíveis no mercado. Se você não tem dinheiro para investir em cursos não se preocupe. Tem muito material de qualidade na internet. Aconselho você a sempre ler os textos aqui do Blog Homer, para você se antenar das novidades.

Aconselho também a você procurar no Youtube os canais das TVs do Creci de São Paulo e do Rio. Lá existem muitas aulas gratuitas para você aprender muito conteúdo. Também recomendo a revista STAND que tem no site do Creci do Rio de Janeiro. É uma revista online com muito conteúdo para o corretor se especializar.

2 – Conheça a legislação

Seguindo a linha da primeira dica, é fundamental estudar a legislação para você prosperar na corretagemMe refiro às Resoluções do Cofeci (você encontra todas no site do Cofeci), além da Lei 6.530/78 e do Decreto 81.871/78, que criaram e regulamentaram a profissão de corretor de imóveis.

Baixe agora: Código de ética imobiliário comentado 

Por fim deixo a dica mais importante sobre legislação: estude o Código Civil. Essa lei é a que mais tem normas que se adequam ao nosso trabalho cotidiano, mais especificamente os artigos 722 a 729, que tratam da corretagem.

3 – Especialize-se em uma área

A corretagem permite você atuar em vários segmentos (compra e venda, administração, avaliação, venda de lançamentos, imóveis rurais etc.). É um mercado muito grande para você trabalhar com todos os imóveis.

A má-notícia é que, ao fazer isso, você pode perder oportunidades deixando de trabalhar em uma área. Porém, a boa-notícia é que tem espaço para todo mundo trabalhar com qualidade! Abrace essa última afirmativa.

Leia também: A riqueza do mercado imobiliário está nos nichos

Pense comigo: o que impede você corretor de ser o MELHOR corretor dentro da área que escolher, na cidade em que você mora? E a resposta a essa pergunta é: NADA impede você de ser o melhor, apenas você mesmo! Portanto, a dica é que você escolha uma das áreas que citei.

Se está com dúvidas, escolha a que mais agrada você, para que você faça com amor e dedicação. Estude tudo sobre o segmento que escolher e vá pra cima!

4 – Estabeleça parcerias e seja transparente

A última dica na verdade é uma dica não só para a atividade profissional, mas para toda sua vida. Seja franco e generoso com todas as pessoas. Procure sempre oferecer o seu melhor para os clientes que você atender.

Ofereça os seus serviços e apresente negócios aos seus clientes da forma que gostaria que apresentassem para você, ou seja, de forma honesta e transparente. A mesma coisa com os colegas de profissão. Faça parcerias com colegas honestos.

Leia também: Como construir uma estratégia de marketing imobiliário?

Tá em dúvida sobre os colegas? Simples. Comece escolhendo parceiros dentro do Homer. É o melhor caminho! Estou dando esse conselho para você leitor porque esse foi justamente o conselho que ouvi sempre de meus melhores clientes.

Clientes que fizeram as maiores transações em minha carreira sempre ao final de um negócio bem sucedido me davam esse conselho “Seja sempre honesto e transparente”. Portanto, deixo esse conselho para você também e o desejo de que você prospere e vença na profissão, tanto profissionalmente como financeiramente.


Quer encontrar uma rede de milhares de corretores e fechar parcerias com total segurança? Experimente o Homer. É 100% gratuito, não tem pegadinha nem mensalidade. Sabe o melhor? Fechando toda a parceria dentro do Homer, nós garantimos a comissão caso o seu parceiro não lhe pague. Baixe agora clicando aqui!

Fabrício Junqueira