Cuidados básicos para garantir a comissão

Cuidados básicos para garantir a comissão

homer-parcerias-imobiliarias

Existem casos na intermediação da compra e venda do imóvel que você pode sair lesado em relação a comissão. Esteja atento nas questões desse assunto.

Como por exemplo: o cliente simplesmente não pagar a comissão ou o corretor parceiro não te dar a sua parte na comissão. O que fazer quando isso acontece?  Neste texto abordaremos as principais dicas de como se precaver e garantir a sua comissão.

O corretor de imóveis deve estar atento aos mecanismos legais que garantem o recebimento do valor da comissão por seus serviços. Segundo o Código Civil brasileiro, a comissão está prevista nos artigos 722 e 729. Porém, deve-se ficar atento a alguns detalhes para que seja possível recorrer a justiça.

Documentar toda a negociação 

O mecanismo mais eficiente para gerar provas de que você participou da negociação é documentar todo o processo.  Ainda que o contato se inicie pelo Whatsapp, é importante tomar nota de tudo.  Anote o valor estabelecido para o imóvel, dia da visita, localização, horário, quem foi. E peça aos demais que assinem, como se fosse uma ata de reunião. Nesse caso, pequenos passos podem te livrar de grandes dores de cabeça no futuro.

SAIBA MAIS: Os riscos de fazer parcerias pelo Whatsapp

Plantões e exclusividade

É comum que corretores que trabalham através da contratação de plantonistas, tenham clientes que não concluam a venda. Porém, se por influência da mediação do corretor ou seu plantonista, após expirar o período de exclusividade, o cliente foi até o fim da venda, é devida a comissão, como dispões no artigo 727 do Código Civil:

“Se, por não haver prazo determinado, o dono do negócio dispensar o corretor, e o negócio se realizar posteriormente, como fruto da sua mediação, a corretagem lhe será devida; igual solução se adotará se o negócio se realizar após a decorrência do prazo contratual, mas por efeito dos trabalhos do corretor.”

Esses foram alguns cuidados básicos para você saber como garantir sua comissão. Mas se não quiser passar por essa dor de cabeça, o Homer preparou algo especial. Ao realizar parcerias dentro do Homer, se você e seu parceiro fecharem negócio, garantimos que você receba sua comissão se a outra parte não fizer o repasse.

SAIBA MAIS: Conheça nossa nova funcionalidade! – Comissão Garantida

Colunista