3 Lições para aprender com grandes técnicos

3 Lições para aprender com grandes técnicos

Estamos em clima de copa aqui no Homer, e sempre pensando em evoluir! Por isso decidimos juntar esse espírito esportivo a uma busca por enriquecimento, procurando nos maiores treinadores atuais inspiração e ensinamentos. Veja os aprendizados que absorvemos:

GUARDIOLA

RECONHECER PESSOAS

“Não estou lidando com jogadores, estou lidando com pessoas. Eles têm medos. Preocupam-se em falhar e parecerem bobos na frente de 80 mil pessoas. Eu tenho que fazê-los ver que sem uns aos outros eles não são nada”

Essa frase de Guardiola também cabe a qualquer pessoa na posição de liderança, ou ainda, para qualquer profissional que lide com pessoas. O treinador do Manchester City, eleito o melhor treinador do mundo pela FIFA em 2012, entende que antes de qualquer coisa, é preciso reconhecer a complexidade do outro: seus medos e aspirações, como vem a se sentir. Criar uma relação de empatia com os outros e gerar empatia entre todos ali, para poderem se enxergarem como um time.

 

BERNARDINHO

EMPREENDER É SE ESFORÇAR

Nem só de futebol vive o Brasil. Na verdade, Bernardinho é um dos maiores nomes do Brasil quando pensamos em técnicos, mesmo ele dirigindo um esporte com menos torcedores. É economista por formação, mas foi desportista a maior parte de sua vida, sendo medalhista da seleção de vôlei  como jogador e como técnico conquistou com a seleção brasileira 30 títulos importantes. Entre estes estão as 5 medalhas olímpicas consecutivas.

 É um vencedor e um líder. Sobre liderança com intuito de vencer, bernardinho escreveu seu livro “Transformando suor em ouro” onde ele diz:

Os problemas que enfrento como treinador de equipes de alta performance são basicamente os mesmos que preocupam todas as pessoas no competitivo ambiente profissional, como, por exemplo, encarar desafios e pressões e trilhar os caminhos da vitória”.

E diz isso com propriedade, pois Bernardinho é também um empreendedor. Fora das quadras, o técnico é sócio da EduK, da rede de restaurantes Delírio Tropical e ainda criou o Instituto Compartilhar, ONG que tem a missão de desenvolver jovens de comunidades carentes por meio do esporte. Isso tudo elucida o quanto Bernardinho é uma pessoa esforçada, independente da situação. Ele usa sua mentalidade de empreendedor para alcançar seus objetivos.

“Se você não for capaz de realizar as pequenas tarefas do seu dia, o que será das grandes tarefas?”

 

TITE

“Não temos controle sobre o resultado final, mas aumentamos a possibilidade de sucesso conforme o trabalho que executamos”

Tite assumiu a seleção depois do fracasso do 7×1, e vem recebido só elogios dos jogadores desde então, que falam da sua liderança. Como ele mostra na frase destacada, sucesso é uma aposta que depende do empenho. Ele fala abertamente sobre valores como ética e transparência no trabalho serem potências para o sucesso.

Através do esforço contínuo, Tite acredita que quanto mais trabalhamos, mais ampliamos nossas possibilidades de sucesso. Como corretores, somos em boa parte do tempo profissionais de venda. E ninguém mais do que nós sabe que nesse ramo é necessário resiliência. Seja no futebol, no vôlei ou no mercado imobiliário, a persistência e trabalho duro fatalmente nos levam ao sucesso.

 

Colunista