Freguesia: o queridinho de Jacarepaguá

Freguesia: o queridinho de Jacarepaguá

Poucas áreas do Rio sofreram uma transformação tão grande quanto a Freguesia, localizada em Jacarepaguá.

O bairro que era conhecido por ruas calmas, ar puro e um comércio tímido, mudou radicalmente seu perfil de uns tempos para cá. Agora, fazem parte da paisagem prédios imponentes, conjuntos residenciais planejados e centros comerciais com ampla oferta de serviços. Atualmente quando passeamos pelas ruas da Freguesia, vemos empreendimentos recém-inaugurados ou em construção e em sua maioria imóveis de alto padrão e uma crescente proliferação de condomínios clubes, aqueles com academias, parquinhos, espaços gourmet e até cinema.

Segundo dados da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-RJ), um de cada quatro imóveis lançados na capital em 2012 ficava em Jacarepaguá. Das pouco mais de 5.000 unidades ali erguidas, 1.500 delas tinham como endereço a Freguesia.

No período entre junho do ano passado e junho deste ano, o metro quadrado na Freguesia valorizou-se 20%, uma taxa semelhante à verificada no Leblon e maior do que a registrada em todos os demais bairros da Zona Sul. Não é a toa que a Freguesia vem sendo chamada de “Leblon de Jacarepaguá”.

A Freguesia é resultado de um desdobramento da expansão imobiliária pela Zona Oeste, que se iniciou na década de 80 na Barra da Tijuca, avançando rumo ao Recreio e, mais recentemente, se difundiu na Baixada de Jacarepaguá. O boom de imóveis no bairro começou em 2004 quando a prefeitura aprovou o Projeto de Estruturação Urbana que ditou os parâmetros de construção na zona que engloba Pechincha, Taquara, Tanque e Freguesia.

 “A Freguesia sempre se destacou naquela área. Era natural que chamasse mais a atenção dos investidores”, avalia o subprefeito da região, Tiago Mohamed.

Os investimentos que estão sendo feitos para a Copa do mundo de 2014 e as Olímpiadas de 2016 estão valorizando cada vez mais essa região, pois além do bairro estar localizado num ponto onde há umas das principais vias da cidade, a Linha Amarela, em 2015 ainda será inaugurado a Transcarioca e a Transolímpica.

O efeito mais evidente da ampliação da oferta de imóveis foi o aumento populacional. Numa comparação entre o Censo demográfico de 2000 e o de 2010, a Freguesia cresceu de 54.000 para 70.000 moradores. Esse índice, em torno de 30%, é o triplo do verificado nos bairros vizinhos.

O bairro se tornou o queridinho de Jacarepaguá, além de ser localizado numa área privilegiada e cercado de ruas arborizadas, os empreendimentos que estão sendo lançados estão seguindo padrões de empreendimentos que já existem em bairros como a Barra da Tijuca, por exemplo.

Moradores do bairro dizem não querer outro lugar para morar. Eles comentam que a Freguesia além de ser um bairro tranquilo, atende todas as necessidades de um morador, com toda infraestrutura, como transporte público, hospitais, escolas e supermercados.


Quer encontrar uma rede de milhares de corretores e fechar parcerias com total segurança? Experimente o Homer. É 100% gratuito, não tem pegadinha nem mensalidade. Sabe o melhor? Fechando toda a parceria dentro do Homer, garantimos a comissão caso o seu parceiro não lhe pague. Baixe agora clicando aqui!

Homer Parcerias Imobiliárias

O Parceiro número 1 do Corretor de Imóveis! homer.com.br