A fotografia nas principais etapas da comercialização de um imóvel

A fotografia nas principais etapas da comercialização de um imóvel

Você sabia que o uso da fotografia no mercado imobiliário pode ir muito além do anúncio? As fotos de um imóvel são úteis para a divulgação do que estamos comercializando, mas não somente isso. Por esse motivo o artigo de hoje vai te contar um pouco mais sobre como podemos ir além do anúncio, utilizando um recurso simples e ao mesmo tempo tão eficiente.

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A fotografia imobiliária é, de fato, um recurso valioso para a comunicação e principalmente auxiliando nas negociações online. Através dela o receptor cria a identificação com o produto de acordo com as suas necessidades e desejos. Para que a comunicação em um anúncio seja efetiva, as fotos precisam estar em uma estrutura clara e objetiva, além de bonitas e atrativas ao olhar.

Utilizando as fotos durante a comercialização do imóvel você proporciona melhora na experiência dos seus clientes, tanto para quem vende, quanto para quem compra. A experiência positiva é um conjunto de ações que o corretor pode tomar durante todo o processo, passando credibilidade, confiança, sendo assertivo e se concentrando em resoluções para o problema do cliente. Junto com todos os atributos do bom corretor, a experiência pode ser maximizada devido ao bom atendimento e a comunicação fluida entre as partes – e a fotografia poderá contribuir!

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Então, onde podemos fazer uso da fotografia além do anúncio?

  1. Captação: Quando você estiver captando o imóvel, precisará entender todas as necessidades do seu cliente e mostrar o motivo pelo qual você é o corretor que irá resolver o problema dele. Durante todas as conversas iniciais, você entenderá os motivos pelos quais o proprietário está vendendo o imóvel, o que ele possui de características chave e quais os pontos você irá mapear para conseguir passar as informações corretas aos futuros compradores. Este é o primeiro momento onde a fotografia pode te auxiliar! Ela é muito usada pelos corretores de imóveis como um dos recursos de convencimento, quando você mostra sua proposta de divulgação do produto e prova que está atento aos detalhes e ao cuidado na imagem que você irá transmitir. Coloque em sua proposta que você faz uso de recursos visuais de qualidade (também incluem vídeo e tour 360º) e verá que os proprietários levam isso muito a sério. Além do mais hoje em dia é inviável comercializar um imóvel que não possua fotos de qualidade na internet.
  1. Anúncio: Quando bem estruturado, é aquele que comunica de maneira efetiva a mensagem que você deseja passar. A fotografia também entra quando estamos mapeando as características que serão descritas como um recurso de memória. Isso mesmo! Ao fotografarmos algo temos o registro daquilo que precisamos lembrar posteriormente e informações valiosas nas fotos para compor o nosso anúncio. Vale observar que o que chamo de “Anúncio Campeão” consiste não somente nas fotos, mas um bom título ou uma frase de impacto, e um texto descritivo a fim de fazer com que as pessoas consigam se imaginar naquele lugar, a descrição técnica e ainda um vídeo ou um tour 360º. Ao obter essa estrutura, você irá gerar mais leads para o seu produto, não necessariamente em números, mas em qualidade.

Uma dica é fotografar tudo o que o proprietário pontuar de importante para ele no imóvel. Mesmo que você não vá utilizar todas as fotos no anúncio, tenha os registros que ajudarão a compor o seu texto de descrição.

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  1. Visitas: Através do nosso Anúncio Campeão o lead que entrar será o de uma pessoa que realmente se conectou com aquilo que viu: as características do imóvel, a forma poética na qual ele foi descrito, suas fotos e assim por diante. Logo, esse contato será feito já com mais de 70% de certeza de que aquele imóvel serve para ele, pois a comunicação foi muito clara e vocês logo poderão realizar uma visita. Esse tipo de lead certeiro é aquele que terá mais chances de comprar. Você vai parar de receber tantos leads improdutivos, daqueles que perguntam coisas importantes, mas que não estão descritas no anúncio, fazendo com que você tenha que parar sempre para responder dúvidas e que possivelmente não te levarão ao próximo passo. Ou seja: Anúncio estruturado gera leads reais e por consequência, visitas produtivas!
  1. Venda: Bons leads fazem com que uma venda aconteça mais rapidamente. Vendas rápidas têm como participação todos os atributos de um bom corretor de imóveis e faz com que você tenha cada vez mais indicações, imóveis na carteira, anúncios de qualidade e mais clientes. Veja no esquema abaixo como o ciclo acontece:

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Portanto, minha dica é que você faça uma avaliação do quanto está se dedicando a passar uma boa imagem dos imóveis da sua carteira, pois isso faz a diferença em todo o processo de comercialização e na forma como os clientes enxergam o seu trabalho. Comece hoje a avaliar não somente a sua comunicação, mas como você pode utilizar a fotografia como recurso nas principais etapas da venda. Dedique-se a aprender mais técnicas e formas de melhorar a qualidade de suas fotos e procure um profissional especializado em fotografia imobiliária como parceiro. Em pouco tempo, seus resultados mudarão!


Diana Hattum é fotógrafa e a 5 anos atua no mercado imobiliário. Fundadora da Dicastanha Fotografia já fotografou cerca de 15.000 imóveis em São Paulo e Rio. Atualmente realiza workshops com o intuito de agregar valor e conhecimento à todos os profissionais do mercado imobiliário.


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Diana Hattum