Por que ingressar no mercado imobiliário?

Por que ingressar no mercado imobiliário?

mercado-imobiliário

Essa é uma das perguntas que eu mais ouço. Quem já assistiu minha apresentação com o tema “Porquê você deveria considerar uma carreira no Mercado Imobiliário”, já ouviu essa história que contei sobre as duas perguntas que me fizeram quando entrei nesse ramo. As perguntas tinham o mesmo objetivo: entender como, de fato, é o mercado imobiliário. Mas elas tiveram dois momentos distintos e duas entonações diferentes. No final de 2015, eu passei a fazer parte desse mercado. Quando comecei a contar aos meus amigos sobre isso, a primeira pergunta surgiu. Começaram a me perguntar: Você vai entrar no mercado imobiliário? Você vai ser corretor? Era uma pergunta, de certa forma, decepcionada. E a minha resposta padrão era sempre a mesma: na RE/MAX é diferente, não é igual as outras imobiliárias. Mas até então, era só uma resposta padrão mesmo. Conforme o tempo foi passando, eu fui me aprofundando nesse mercado, estudando muito, absorvendo muito as melhores práticas imobiliárias e me apaixonando pelo mercado, eu fui percebendo que de fato era diferente. E com tudo isso, a pergunta mudou um pouco.

A pergunta mudou para: como é trabalhar no mercado Imobiliário? Conforme o tempo foi passando, os resultados aparecendo, a pergunta tomou esse formato mais “curioso”, mais interessado sobre como é o trabalho de um consultor imobiliário e qual o retorno que isso dá. Para responder um pouco dessas perguntas, resolvi escrever esse material, que é um resumo da minha apresentação “Por quê Ingressar”, para contar os motivos que mais me atraem no mercado imobiliário, e por quê você deveria considerar uma carreira neste mercado. Então, vamos lá!

– Mercado em Mudança Eu costumo falar que o nosso mercado está passando por um momento muito similar ao que os taxistas passaram com a chegada do Uber. Estamos passando por uma grande mudança, os clientes estão buscando um serviço mais pessoal, mais qualificado. Qual foi o grande diferencial do Uber? Um serviço melhor! Estamos falando de um mercado com um dos maiores faturamentos de todos, mas que deixa muito a desejar em seus profissionais, na grande maioria. Existem diversas empresas e startups que tentam otimizar a venda e compra de um imóvel, mas nada substitui o contato humano, um atendimento pessoal. Essa é a grande mudança e sacada desse mercado. Entender que estamos lidando com pessoas.

– Qualificação e Especialização Nosso mercado é vivo, constante, enérgico! Está sempre em mudança, portanto os profissionais devem sempre se atualizar. Cada ação que você toma é uma forma de se diferenciar de seus concorrentes. Não existe mais espaço para amadores. Mas existe muito espaço para quem está disposto a aprender, a se profissionalizar, a querer prestar um serviço customizado para cada cliente, estes sim conseguirão ter uma carreira. Quando falamos em Mercado Imobiliário, não estamos falando em “experimentar”, “tentar” ou “ver no que dá”, se você pretende ingressar nesse ramo, você deve estar disposto a fazer uma carreira, encontrar seu nicho, se especializar e aprender constantemente. Se você se identifica com isso, talvez esse mercado seja para você.

– É formado por pessoas Imóvel é o nosso produto final, mas devemos pensar que não existe uma transação imobiliária sem, ao menos, duas pessoas – um comprador e um vendedor. Então, temos que assimilar que estamos lidando com a vida dessas pessoas e com momentos muito importantes. A conquista de um imóvel é algo de extrema importância. No geral, estamos lidando com a maior compra ou maior venda da vida das pessoas. Se você gosta de lidar com gente, você já tem meio caminho andado para ter sucesso nesse mercado! Você irá fazer parte da história de seus clientes.

Você precisa entender a importância dessa transação para seus Clientes. A compra ou a venda de um imóvel está sempre ligada a muita história, é um momento único na vida das pessoas. Lidamos ou com a realização de um sonho, de adquirir seu primeiro imóvel, ou então é a resolução de um problema, como alguém que precisa vender para quitar dívidas, herança ou algo assim. Se você prestar um bom serviço aos seus clientes, se você os ajudar a passar por esse momento de forma tranquila e transparente, com certeza eles irão se lembrar de você.

– Mercado Eclético Por se tratar de um mercado de pessoas, ele aceita todos os tipos de profissionais, cada um com uma vantagem. A grande maioria das profissões tem algo para agregar nesse ramo. Se você tem medo de entrar nesse mercado pois acha que sua experiência profissional não tem similaridade com o mercado imobiliário, mude sua mentalidade. Tenho certeza que você poderá aproveitar muito da sua experiência, seja ela qual for. O grande segredo é: esteja disposto a aprender e a mudar sua mente.

– Mercado Eterno Você já parou para pensar que este é um mercado que nunca irá acabar? Afinal, as pessoas sempre irão precisar de um local para morar ou trabalhar.

A Hierarquia das Necessidades de Maslow pode ilustrar isso. A Pirâmide de Maslow mostra os níveis de necessidades humanas que precisam ser supridas, desde os mais baixos, como as necessidades fisiológicas, até os mais altos, como a realização pessoal.

Veja:

 piramide-de-maslow-homer-parcerias-imobiliarias

Para mim, o mercado imobiliário é o único mercado que se enquadra em dois pontos dessa pirâmide.

1. Segurança – Ter um local para residir.

2. Auto realização – O sonho de ter seu imóvel próprio. Você consegue pensar em mais algum ramo que atende mais de um ponto da hierarquia das necessidades?

“Mas, no mercado imobiliário, você ganha no risco”

Essa é uma das frases que mais ouço quando falo sobre os encantos que esse mercado tem, mas eu tenho de discordar dessa frase. Para mim, você não ganha no risco, você ganha no trabalho! Ganha no risco aquele profissional que simplesmente joga no site milhares de imóveis e fica, literalmente, esperando um cliente. Com um trabalho correto, uma avaliação bem feita, um bom marketing para o imóvel e com um cliente motivado para vender, é só uma questão de tempo. Se você se atualizar, estudar, buscar sempre melhorar, com certeza você não será um profissional que ganha “no risco”.

Em resumo, vejo 7 pilares para analisar antes de entrar nesse mercado:

  1. Goste de pessoas | 2. Seja determinado | 3. Construa relacionamentos | 4. Tenha ética | 5. Nunca deixe de aprender | 6. Tenha sonhos e objetivos | 7. Transparência.

Se você se identifica com esse 7 pontos e com todos os outros aspectos que falamos aqui, vamos tomar um café! Te contarei mais sobre esse mercado apaixonante! Quem sabe você também não se apaixona!?


Quer encontrar uma rede de milhares de corretores e fechar parcerias com total segurança? Experimente o Homer. É 100% gratuito, não tem pegadinha nem mensalidade. Sabe o melhor? Fechando toda a parceria dentro do Homer, nós garantimos a comissão caso o seu parceiro não lhe pague. Baixe agora clicando aqui!

Vinicius Capella é empreendedor com interesse pelas transformações do mercado imobiliário e desenvolvimento dos profissionais da área. Palestrante atuante nos eventos da RE/MAX Brasil. Broker e sócio na RE/MAX, Capella é nosso colunista convidado às terças feiras no Blog Homer.

Quer ler mais textos do Vinicius Capella? Você pode encontrá-lo através das redes sociais pelo Instagram, Linkedin ou Facebook!

Colunista