Mentoria: Vale a pena contratar?
Olá, corretor de imóveis! Aqui é o Bruno Lessa, profissional do mercado imobiliário e autor de livros sobre Marketing Imobiliário. Hoje eu venho dar luz a um tema que se popularizou muito no mercado imobiliário: as mentorias.
Experiência profissional é um item importantíssimo que ajuda a garantir a boa execução de um trabalho, além de ser um grande diferencial para conquistar novos clientes e deixa-los satisfeitos. Porém, conseguir a “tal da experiência” é uma tarefa que leva tempo, estudo, dedicação e exige, dentre diversos outros fatores, encontrar boas oportunidades que podem vir com uma boa dose de “sorte” (improvável e fora do nosso controle) ou com muito trabalho duro (extremamente provável e totalmente no nosso controle).
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A boa notícia é que, ao contrário do passado, felizmente hoje em dia temos uma grande quantidade de profissionais com experiência prática no mercado dispostos a dividir com iniciantes o seu conhecimento. Isso pode ser um grande “economizador” de tempo para se atingir o sucesso profissional. Estes profissionais costumam dividir sua experiência através de sessões de mentorias, sendo algumas pagas e outras gratuitas.
O modelo se popularizou e ganhou muitos adeptos nos últimos anos. Temos visto profissionais de renome que inclusive se profissionalizaram no oferecimento deste suporte educacional e profissional, assim como temos visto também muitos profissionais que tiveram suas vidas transformadas para melhor depois desta interação. O oposto, infelizmente, eventualmente também ocorre, com muita frustração para ambos os lados.
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Ao ouvir relatos de profissionais que passaram por ambos os caminhos, do sucesso e da frustração, resolvi estudar a fundo alguns casos e cheguei à conclusão que, para que uma mentoria seja de fato eficiente, é muito importante que você se questione sobre quem de fato você é e onde pretende chegar. Só assim a mentoria vai trazer o resultado esperado. Vi muitas pessoas que idealizaram ser uma pessoa que não eram, em sua essência, e com isso acabaram se frustrando no meio do caminho. Profissionais talentosíssimos que tinham como essência a simplicidade e a gentileza, pessoas que fizeram carreira e dinheiro vendendo imóveis populares com estas características, querendo “ser o grande corretor do alto padrão”, mas que acabaram não prosperando pois idealizaram ser uma pessoa diferente do que eram. Ao invés de trilhar o caminho do alto padrão mantendo seus valores pessoais, tentaram “ser igual ao outro” promovendo ostentação para seguir uma técnica e com isso acabaram soando artificial demais obtendo o resultado totalmente contrário.
A minha dica para quem quer contratar uma mentoria é: tenha sonhos, faça planos, tenha objetivos, mas acima de tudo nunca deixe de praticar o autoconhecimento para saber quem você é de verdade, os seus valores pessoais, os seus princípios e tudo aquilo que faz você ser quem você é. Use a mentoria para potencializar você e não para ser alguém diferente. Reflita um pouco antes. Tenha em mente que um mentor pode potencializar aquilo que há em você, mas não irá te transformar em uma pessoa diferente de quem está disposto a ser.
E você, já contratou uma mentoria? Como foi a sua experiência? Deixe o seu comentário!
Bruno Lessa
Bruno Lessa é publicitário com pós-graduação em Gestão de Marketing e Comunicação pela ECA/USP