O atendimento ao cliente como diferencial competitivo

O atendimento ao cliente como diferencial competitivo

Um dos principais pensamentos que surgem na mente de quem trabalha diretamente com o consumidor é a definição do atendimento ao cliente.

Por isso, vou explicar de forma detalhada cada uma das características deste serviço extremamente essencial em uma empresa.

Quando falamos em Atendimento devemos ter a percepção de que esse serviço é de extrema importância no mercado imobiliário. E podemos facilmente considerar essa afirmativa:

O que diferencia a imobiliária A da imobiliária B? se ambas têm acesso aos mesmos empreendimentos, ambas têm sistemas de gestão, equipe competente, ações de marketing, presença digital… Então?

O servir; prestar atenção; estar atento, ou seja, dar audiência e principalmente: cuidar do seu cliente.

Já sabemos que toda e qualquer venda é baseada em relacionamento e todo relacionamento tem a ‘confiança’ como fator principal.

Logo, para gerarmos um atendimento diferencial, a confiança gerará segurança nas conexões, potencializando suas vendas.

Existem três práticas fundamentais para garantir que seu atendimento esteja dentro dos padrões de qualidade do mercado imobiliário, são eles:

  1. Conhecer o perfil do seu cliente

Sabe quando você visita uma loja da qual tem costume, e o vendedor te entrega exatamente o que você quer, sem fazer nenhuma pergunta? Isso é um atendimento de excelência.

Um dos primeiros passos para garantir um bom atendimento e a satisfação do cliente é obter conhecimento.

Você precisa saber com quem está lidando e isso vai desde os atributos pessoais, quanto aos profissionais. 

Quais hobbies, profissão, perfil na internet, classe social, etnia, cultura e crenças do seu cliente?

Quais são suas necessidades, desejos e obstáculos? 

Quanto mais informações você tiver para desenvolver estratégias, que os ajudem, mais fácil será alcançar a qualidade desejada. Porque a partir do momento que o consumidor enxergar motivos para consumir os seus produtos e serviços, ele se tornará mais próximo da sua marca. Mostre que ele é importante, e dê o devido valor ao seu cliente.

Leia também: Atendimento ao cliente no mercado imobiliário

  1. Garantir a atenção ao cliente

Seu cliente precisa sentir em cada contato com você a devida atenção aos seus problemas e objetivos. 

Para tanto, você precisa estar ligado às mudanças na vida desse consumidor, os canais que ele utiliza para contato e, como consome e necessita do empreendimento que você está comercializando.

Em uma era de constantes evoluções, você precisa acompanhar o principal ativo da sua empresa: o cliente. Só assim será possível otimizar sua comunicação e dar um atendimento de excelência. 

  1. Manter a atenção aos detalhes

Na hora de entrar em contato, é importante que saiba ouvir o que o cliente tem a dizer nos mínimos detalhes, pois para ele, sentir que sua fala recebe a atenção que merece já garante uma parcela de sua satisfação. 

É preciso que você cuide do seu consumidor para que ele se mantenha fiel à você e sua empresa, afinal, não há como prestar um atendimento de forma desleixada, e esperar que haja um retorno positivo do público. 

Treine sempre a prática da empatia e observe as demandas como pessoas e não números.

Aprenda e escutar – mesmo em situações de grande estresse – deixe o consumidor explicar seu problema e o que ele deseja que seja feito.

A regra é básica: escutar para depois responder – ou seja: Entender para atender!

É primordial que o consumidor sinta que o Corretor de Imóveis está fazendo de tudo para resolver sua necessidade de uma forma verdadeira e honesta.

Bons atendimentos!
Bons negócios!
Boas vendas!

Rodrigo BossHard é Especialista em Inteligência Comercial e Mentor de Negócios.

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Rodrigo Bosshard

22 comentários sobre “O atendimento ao cliente como diferencial competitivo

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