Preços dos imóveis começaram a subir. Como devo orientar o meu cliente?
Olá, corretor de imóveis!
Aqui é o Bruno Lessa, profissional do setor imobiliário e autor de livros sobre Marketing Imobiliário.
Novamente estou neste canal a convite do Homer para tratar de um tema muito importante: o comportamento dos preços no mercado imobiliário.
Todos nós sabemos que o mercado imobiliário está em uma crescente. Estamos vivendo um excelente momento!
Fatores como a taxa de juros no menor patamar da história e um equilíbrio saudável entre oferta e demanda estão fazendo com que o mercado imobiliário tenha um crescimento sadio.
Porém, temos visto que os preços dos imóveis – que até então eram considerados bons e, em alguns casos, até baratos – começaram a subir de forma um pouco mais forte.
Eles começam a dar sinais de que este aumento pode ser o início de um ciclo vigoroso de alta.
São diversos os fatores que estão contribuindo para este movimento para cima, como:
- A pressão por parte da demanda (que está aproveitando as baixas taxas de juros);
- A escassez de bons imóveis em boas regiões (o que valorizam individualmente muitas unidades).
E, no caso dos imóveis novos, até mesmo a alta dos custos de materiais e insumos para a construção (um movimento que não se sabe ao certo até onde vai, pois depende de fatores estruturantes da indústria de fornecimento destes insumos).
Leia também: Veja como o marketing imobiliário pode ajudar o seu cliente na decisão de compra do imóvel.
Todos estes fatores combinados estão gerando uma série de dúvidas nos clientes compradores, e creio que você, como corretor de imóveis, pode estar tendo dificuldades para realizar alguns atendimentos.
Tenho visto o relato de muitos corretores de imóveis dizendo que os clientes estão alegando que “preferem esperar os preços baixarem”.
Mas a pergunta que não quer calar: será que os preços realmente vão baixar?
Ou será que seria melhor comprar agora antes que aumentem mais?
Para te ajudar nestes atendimentos, eu gravei um vídeo respondendo a esta questão e reunindo diversos argumentos que você pode tratar com o seu cliente. Confira:
Espero que este conteúdo tenha te ajudado a ser ainda mais relevante na vida do seu cliente e, claro, a fechar mais negócios!
Grande abraço, corretor!
Bruno Lessa
Bruno Lessa é publicitário com pós-graduação em Gestão de Marketing e Comunicação pela ECA/USP e diversos cursos de extensão em marketing, vendas e gestão no Brasil e no exterior. É autor dos livros Marketing Imobiliário, Marketing de Relacionamento no Setor Imobiliário e A Jornada de Compra do Imóvel.