A Transformação Humana no mercado digital
Nunca se falou tanto na transformação digital como neste momento de isolamento social.
Centenas de lives, apresentações e reuniões realizadas através de aplicativos trouxeram essa “tendência de transformação”.
Mas será que esta transformação é mesmo digital?
Entendemos que o ser humano está em constante crescimento, buscando melhorar cada vez mais através da informação e aplicando isto no seu dia a dia.
Este sucesso está atrelado a sua capacidade de entender o outro e é aí que de fato começa a verdadeira transformação.
Quando falamos em transformação digital não estamos falando somente sobre tecnologia, mas sim como as pessoas se relacionam umas com as outras, usando essa tecnologia para mudar o processo, gerar melhor resultado e otimizar também o seu tempo.
Entender é a fundamental base para um melhor atendimento.
Não são as plataformas que mudam o ser humano, mas sim o próprio ser humano, auxiliado pela tecnologia em diversas formas.
Com a tecnologia ganhamos mais tempo. E este ganho de tempo podemos usar para inovar, especialmente no nosso atendimento, ouvindo mais o cliente e reformatando o nosso comportamento.
O atendimento ao cliente vem evoluindo cada vez mais, ao longo dos anos. Observemos o quadro abaixo para entender melhor como isso aconteceu.
- A Evolução do Atendimento ao Cliente
- Década de 70: O cliente é uma maldita amolação
- Década de 80: Satisfazer os desejos do cliente
- Década de 90: Antecipar os desejos do cliente
- Década de 00: Comprometer-se com o sucesso do cliente
- Década de 10: Extrapolar as expectativas dos clientes.
Hoje este cliente está fortemente conscientizado, sabe de seus direitos e tem uma noção clara do que o mercado oferece, pois está sempre pesquisando ou buscando referências junto à amigos e faz a maior pressão pela qualidade no serviço.
Quando não acontece a qualidade na prestação de serviço, ele vai para as redes sociais, sim, para aquela mesma que o trouxe até você, e lá ele vai divulgar a insatisfação dele com relação ao seu trabalho/produto/atendimento.
O mundo está cada vez mais antenado e ligado a tecnologia, basta entender o que segue abaixo:
Hoje somos 140 milhões de usuários ativos em mídias sociais:
- 94% usam smartphones;
- 9h17m é o tempo médio diário de uso da Internet;
- 98% assistem vídeos online;
- 43% já transferiram dinheiro de forma online;
- 38% já fez uma compra através do celular.
Quer seja digital ou humana, o que devemos entender é que existe uma necessidade de transformação generalizada, focando em suprir uma carência latente de atendimento, cuidado e atenção para com o cliente.
Então, entendido isso, você tem a opção de sair na frente e criar esta conexão, pois afinal estar conectado faz parte deste jogo.
Paulo Roberto – CEO do Avalion