A importância do aprimoramento profissional

A importância do aprimoramento profissional

O corretor de imóveis é o profissional que consegue identificar por meio de seu conhecimento e sensibilidade as necessidades do cliente que está procurando por um novo lar. Seu papel passou a ser cada vez mais importante, conectando pessoas aos seus sonhos, fazendo network, levando conhecimento para os mais novos na profissão. O bom corretor imobiliário é aquele que através de suas técnicas, análise de mercado e estudo do perfil do cliente consegue realizar uma transação sem grandes objeções. Este profissional deve ser visto de forma imprescindível, tão importante quanto um advogado para resolver questões jurídicas, o dentista para resolver a dor de dente ou o contador para resolver a contabilidade.

Leia também: 3 dicas de Marketing Imobiliário

Parece óbvio, porém nos dias de hoje temos trabalhado para mudar a cultura de que “nem sempre o corretor é necessário”. Veja que, nos exemplos acima todos os profissionais atendem à algum tipo de dor que possamos ter em algum momento, que muitas vezes não é física, mas sim oriunda de algum problema que necessite de um profissional especializado. Segundo Vinicius Capella, da RE/MAX Complete, o corretor é a solução para o problema do proprietário. Então qual a dor do proprietário de uma cobertura que a 03 anos está para locação? Entender a urgência de suas necessidades e como você pode trazer a solução para esse cliente está em suas mãos.

Quanto mais conhecimento você adquire, uma pessoa melhor você se torna a cada dia. O fato de que o conhecimento abre portas não é somente para que você realize transações melhores e desenvolva sua capacidade no mercado, mas ele também abre portas internas. Cada vez que aprendemos algo novo e tomamos a decisão de sair de onde estamos para buscar mais informações e agregar valor, destravamos em nós mesmos a inércia, a procrastinação (o hábito de deixar para depois) – e esse é o principal passo e talvez o mais difícil para buscar o aprimoramento profissional.

E esse aprimoramento precisa ser constante. Os conceitos que você aprendeu em um curso que a cinco anos atrás provavelmente já não são mais os mesmos, sendo necessário que volte a se atualizar. Sendo assim, invista em todos os assuntos que poderão transformar seus resultados a todo tempo que você conseguir. Defina algumas horas semanais para realizar pesquisas e ler artigos de conteúdo direcionado, participar de treinamentos, palestras e workshops e esqueça as frases “Não tenho tempo” ou “Não tenho dinheiro”. Estes dois pensamentos devem ser deixados de lado pois nós quem os criamos. Se organizamos a agenda, conseguimos encaixar algumas horas para o estudo; ao mesmo passo de que com organização financeira podemos separar uma porcentagem da renda para investir em conhecimento.

Conhecimento é um investimento. Remova também a crença de que ao adquirir um ingresso para um grande evento do mercado imobiliário ou na compra de um curso on-line, você está gastando o seu dinheiro. Gastar é diferente de investir, pois no gasto de nossos recursos financeiros o resultado é a curto prazo, como comprar roupas, por exemplo. Você estará sanando uma necessidade por um prazo determinado de validade que aquele produto terá, enquanto investir em conhecimento irá trazer benefícios para o resto da vida.

Palestra sobre fotografia Imobiliária no 4 Talking Imob Road – Diana Hattum

Pense em um profissional do mercado imobiliário que você admira e observe suas atividades: é uma pessoa que está ativa em diversos eventos, palestras e treinamentos? Aprimora suas técnicas de forma constante e compartilha com os demais ao redor?

Veja seu crescimento como profissional, como avança a cada dia. Imagine-se mudando o mindset (configuração da sua mente, ou molde de pensamentos). Faça o teste e comece a organizar sua vida para ter uma carreira mais promissora. 

Crie objetivos e metas, e busque todas as técnicas que você puder para alcançá-las mais rapidamente. Conhecimento é poder, e ele pode ser alcançado por você a qualquer momento.

Baixe agora: Como se tornar um corretor de referência?

A tecnologia avança e o acesso às informações podem ser vistas em tempo real através da internet. Tudo passou a ser acessível para todos, e podemos tirar dúvidas sobre quase qualquer assunto fazendo uma breve pesquisa no Google. Já sabemos que o Google não é escola, mas podemos utilizá-lo para encontrar pessoas que possuem os mesmos interesses que nós, localizar escolas e cursos on-line e compartilhar aprendizado. Devemos usar todos esses recursos ao nosso favor, ao contrário do pensamento recorrente de que “Todo mundo hoje acha que sabe tudo, depois de uma pesquisa no Google!”. Ao sairmos do campo da ignorância criamos novas conexões com pessoas que desejam compartilhar os mesmos interesses, conseguimos nos integrar melhor com outros profissionais do mercado e aumentamos exponencialmente os nossos resultados.

Veja também: Hábitos positivos e negativos dos profissionais imobiliários

O mercado imobiliário necessita com urgência de pessoas resilientes e focadas. Profissionais que são conscientes do seu papel alcançam mais facilmente seus sonhos e projetos, aceleram os resultados de suas negociações e ajudam a expandir o mercado com qualidade. A cultura precisa ser modificada, de forma que as pessoas sintam segurança ao contatar um corretor tendo a certeza de que seu imóvel e o processo de negociação serão trabalhados com afinco e propriedade do começo ao fim. O corretor ganhará cada vez mais credibilidade e espaço com suas ações sabiamente programadas e suas opções tornam-se cada vez mais amplas em seus negócios.

Aprimoramento profissional é questão de necessidade – quem não se aprimora acaba “ficando para trás“. Os profissionais imobiliários passaram a ter certas preocupações, como: “robô tomará o lugar do corretor em determinado momento?“. Tenho a opinião de que o corretor é imprescindível em uma negociação e que os aplicativos vieram para auxiliar o seu trabalho, otimizando seu tempo e adicionando facilidade em precificar um imóvel ou encontrar uma parceria, por exemplo. O corretor que não buscar entender como a tecnologia poderá auxiliá-lo, acabará perdendo oportunidades enquanto aquele que está conectado e integrado fará mais negociações e obterá melhores resultados.

Palestra sobre o aplicativo Homer Parcerias no 4 Talking Imob Road – Lívia Rigueiral

Busque todos os assuntos que fazem parte da profissão corretor: Aprimore suas vendas, a forma de marketing do seu produto, aprenda conceitos de fotografia e o quanto ela acelera o seu processo de venda, busque técnicas de coaching e de PNL (Programação Neurolinguística, entenda como o mercado financeiro funciona e eduque-se financeiramente. Tenho certeza de que o seu sucesso estará cada vez mais próximo do que imagina!


Fundadora da Dicastanha Fotografia, com 28 anos Diana Hattum é fotógrafa e a 05 anos tem atuado no mercado de fotografia imobiliária. Ao longo deste período atendeu mais de 100 empresas e realizou fotografias para cerca de 15.000 imóveis em São Paulo e Rio de Janeiro, juntamente com uma equipe de atendimento, fotógrafos e tratadores de imagem. Atualmente realiza workshops pela Dicastanha Treinamentos com o intuito de agregar valor e conhecimento  à todos os profissionais do mercado imobiliário.

Quer encontrar uma rede de milhares de corretores e fechar parcerias com total segurança? Experimente o Homer. É 100% gratuito, não tem pegadinha nem mensalidade. Sabe o melhor? Fechando toda a parceria dentro do Homer, nós garantimos a comissão caso o seu parceiro não lhe pague. Baixe agora clicando aqui!

Diana Hattum