Corretagem consultiva: O que é?

Corretagem consultiva: O que é?

fabricio-junheira-homer-parcerias-imobiliarias

Nos dias atuais, em que enfrentamos diversos desafios em nossa profissão de corretor de imóveis, devido à pouca quantidade de negociações que vem ocorrendo em comparação com anos anteriores, é de fundamental importância que o corretor de imóveis pratique no seu dia-a-dia a chamada corretagem consultiva, ou seja, que o corretor seja um verdadeiro consultor ao atender os seus clientes.

Leia também: Como passar segurança para seus clientes?

Nesse sentido, indicamos abaixo 4 dicas para nossos colegas corretores, a fim de que possam colaborar de forma assertiva com seus clientes e, consequentemente, formentarem negócios em suas regiões, abrindo assim portas para toda a cadeia de serviços que acompanha o complexo mercado imobiliário:

1 – Ao lidar com um cliente que esteja vendendo seu imóvel, orientá-lo de forma correta quanto ao real preço de mercado para venda de seu imóvel. É muito comum o proprietário já ter em mente o preço que quer na venda, mas é papel do corretor, como consultor e especialista do mercado que deve ser, dar o real preço de mercado que faça o imóvel ser vendido. Caso você corretor queira saber mais sobre esse assunto para melhor se preparar ao falar com seu cliente, na internet tem vasto material a respeito, bem como aqui no Blog do Homer;

Veja também: Como conquistar presença digital

2 – Ainda ao lidar com o vendedor do imóvel, é de fundamental importância indagá-lo sobre a documentação do imóvel que está colocando à venda. Sabemos que para saber a real situação jurídica de um imóvel, é necessário a emissão de certidões atualizadas, mas é importante o corretor consultor explicar a importância de se tirar algumas dessas certidões para se realizar o trabalho de venda com total segurança, tanto do proprietário vendedor, quanto do cliente comprador;

3 – Ao lidar com um cliente interessado na compra de um imóvel, o corretor consultor deve procurar, inicialmente, qualificar esse cliente para saber qual o seu real orçamento para comprar um imóvel. Caso necessite de financiamento bancário, orientá-lo sobre documentos a serem apresentados, fazer uma simulação etc. Um corretor consultor deve saber todos os custos que o comprador terá na aquisição de seu imóvel;

E-book gratuito: Conquistando clientes no mercado imobiliário

4 – Ainda ao lidar com o cliente comprador, quando do fechamento do negócio, deve o corretor consultor acompanhar todas as etapas que envolvem este momento, indicando sempre ao cliente comprador do cuidado que este deve ter em fazer a devida escritura pública de seu imóvel bem como de seu regular registro no cartório de registro de imóveis competente, pois temos em nosso país hoje, milhares de imóveis não regularizados, o que gera uma enorme insegurança jurídica em nosso país. O corretor consultor deve estar sempre atento a estas questões e colaborar sempre para um mercado saudável e estável.


Fabrício é nosso colunista convidado aos sábados no Blog Homer. Além disso, é corretor de imóveis há 9 anos, atuando no segmento de compra e venda de imóveis usados. É Delegado do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado do Rio de Janeiro, em Itaipava e colunista da tradicional coluna “Cantinho do Corretor”, do Jornal Tribuna de Petrópolis”. Clique aqui para conhecer o instagram do Fabrício.

Quer encontrar uma rede de milhares de corretores e fechar parcerias com total segurança? Experimente o Homer. É 100% gratuito, não tem pegadinha nem mensalidade. Sabe o melhor? Fechando toda a parceria dentro do Homer, nós garantimos a comissão caso o seu parceiro não lhe pague. Baixe agora clicando aqui!

Fabrício Junqueira