Negociação: O que aprender com o filme “Uma Linda Mulher”

Negociação: O que aprender com o filme “Uma Linda Mulher”

homer-parcerias-imobiliarias

Quando falamos em negociação, não é apenas o ato de realizar a venda em si, mas todo o processo de jogar com o cliente para que se tenha um resultado satisfatório para ambos os lados. Claro que dentro disso existem diversas táticas para melhorar os resultados entre corretores e clientes, ou até mesmo entre corretores. As técnicas de negociação se resumem em lições usadas, não apenas negociações de imóveis, mas pra vida inteira, te fazendo crescer em qualquer profissão, principalmente, na corretagem de imóveis.

O filme “Uma linda mulher”, pode parecer apenas uma comédia romântica, mas em várias cenas vemos a relação da personagem principal Vivian Ward (Julia Roberts) com o empresário Edward Lewis (Richard Gere) como uma grande negociação entre os dois. Edward conhece Vivian na Hollywood Boulevard pedindo apenas informações e a moça tenta negociar com ele para transformar a informação em venda. Isso remete alguma oportunidade de negócio que já apareceu?

Ela o convence e passam a noite juntos. Esse “pernoite” vira uma prestação de serviço de uma semana, quando ele resolve chamá-la pra ser sua acompanhante por um determinado valor, que ambos negociam de forma árdua. Depois de conviverem durante esse tempo, os dois acabam se apaixonando. A história se tornou um clássico do cinema, mas vamos analisar as lições de negociação que esse filme nos traz:

  • Troca de informações: Foi perguntando coisas um pro outro que fizeram com que Vivian e Edward chegassem a um consenso de preços e serviços. Busque informações sobre o seu negócio, como ele funciona, aonde o outro lado quer chegar e as ideias que ele tem sobre a negociação. Coletando as informações, é possível negociar preços, condições e ainda possíveis bônus.
  • Persistência e confiança: Ao se tratar de negócios, especialmente quando se fala em preços finais, é importante não desistir dos seus objetivos. Saber ceder é primordial, mas persistir no que você deseja e saber jogar com isso também. No filme vemos a cena de Vivian e Edward negociando o preço para que ele a contrate a semana inteira, ela oferece um valor pelos seus serviços e ele contrapropõe pela metade, ela sobe ao meio termo e ele aceita. Só que depois ela descobre que se tivesse insistido, ele teria pago sua primeira oferta.
  • Estabelecer regras e prazos: É importante que a negociação seja concluída no prazo correto. Perda de tempo e desorganização, não somente atrasam o processo, mas também a sua vida. Se for de acordo e necessário, ele pode ser estendido, como é visto no filme. O importante é que tudo seja feito da melhor maneira para todos.

A vida imita a arte ou seria o contrário? Esperamos que você tenha aprendido algumas dessas lições que vão fazer toda a diferença no seu negócio.

Quer colocar essas dicas em prática? Encontre uma rede de milhares de corretores e feche parcerias com total segurança: experimente o Homer. É 100% gratuito, não tem pegadinha nem mensalidade. Sabe o melhor? Fechando toda a parceria dentro do Homer, nós garantimos a comissão caso o seu parceiro não lhe pague. Baixe agora clicando aqui!

Tabatha Lacerda