Mercado Imobiliário: Entenda sobre imóveis sustentáveis

Mercado Imobiliário: Entenda sobre imóveis sustentáveis

homer-parcerias-imobiliarias

Sabemos que vender qualquer tipo de imóvel pode ser difícil, mas já se deparou com algum imóvel sustentável ou algum cliente que quisesse esse estilo de moradia? A cada dia, as pessoas se preocupam mais com o modo de vida e como isso interfere no Mundo, por conta disso, elas buscas residências confortáveis ecologicamente e que não agridem ao meio ambiente.

Como corretor, buscar novos conhecimentos, nunca é tarde. Ainda mais sobre o assunto que pretende crescer bastante no Brasil.

Leia também: O que é um contrato de gaveta?

O que são imóveis sustentáveis?

Afinal, o que são imóveis sustentáveis ou “Green building”?

Ele se refere aos empreendimentos que usam tecnologia ou práticas mais naturais para reduzir os impactos negativos, originados pela construção, ao meio ambiente, promovendo dessa maneira vantagens sociais, financeiras, ambientais e para a saúde das pessoas, durante todo o método de concepção, realização e operação.

No Brasil, existe um certificado para construções sustentáveis dado pela organização não governamental Green Building Council Brasil.

Segundo a GBC Brasil, o país está em 4° lugar de mais sustentável, contendo mais de 1000 construções nesse segmento.

Baixe agora nosso e-book: Dicas para vender e alugar imóveis comerciais

A certificação LEED

As Certificações dada pela GBC Brasil para casa e condomínio, foram projetadas para enfrentar os desafios ambientais, respondendo às necessidades de um mercado competitivo. Elas demonstram liderança, inovação, gestão ambiental e responsabilidade social.

As residências com certificação são projetados para oferecer os seguintes benefícios:

  • Custos operacionais mais baixos e aumento do valor patrimonial
  • Redução de resíduos enviados para aterros sanitários
  • Conservação de energia e água
  • Ambientes mais saudáveis e produtivos para ocupantes, resultando em um aumento da qualidade de vida, saúde e bem estar
  • Redução das emissões de gases de efeito estufa
  • Qualificação para descontos fiscais, subsídios de zoneamento e outros incentivos financeiros por parte do poder público

Objetivo da Certificação

O objetivo visa a promover a transformação do setor da construção por meio de estratégias desenvolvidas para alcançar seis etapas:

  • Mitigação da mudança climática global;
  • Melhoraria da saúde humana e bem estar do ocupante
  • Proteção e restauração de recursos hídricos;
  • Proteção e restauração da biodiversidade e os serviços ecossistêmicos;
  • Construção de economia verde;
  • Aumento da comunicação e educação, contribuindo para o aumento da equidade; social,
  • Justiça ambiental, saúde comunitária e qualidade de vida.

Esses objetivos são a base para os pré-requisitos e créditos da Certificação, que são classificados em 8 categorias: Implantação (IMP), Eficiência Energética (EA), Uso Eficiente da Água (UEA), Materiais e Recursos (MR), Qualidade Ambiental Interna (QAI), Requisitos Sociais (RS), Inovação e Projeto (IP) e Créditos Regionais (CR).

Tendências no mercado sustentável

Para entrar neste setor não basta apenas ter o imóvel ou o cliente, é preciso também saber as tendências do mercado, entender o que você está vendendo e no que aquilo irá ajudar o seu cliente.

Energia solar

A energia solar é bastante utilizada em projetos sustentáveis e isso agrada muitos compradores, pois significa menos gasto com distribuidoras de energia.

No Brasil, uma prática sustentável bastante utilizada são as construções com painéis solares.
Eficiência energética
Os novos projetos de empreendimentos imobiliários aproveitam a entrada de luz natural nas salas comerciais ou apartamentos para evitar desperdício de energia.

A luz natural é trabalhada com um bom esquema de projeto de luzes, que trazem a possibilidade, por exemplo, de controle por meio de smartphones ou controles, para facilidade em acender e apagar as luzes.

Existem projetos que conseguem um ganho de até 30% no consumo da energia elétrica.
Coletores de água de chuva
É quase impossível falar em projetos sustentáveis sem falar nos coletores de água de chuva, que reduzem consideravelmente o consumo de água.

Argumentando com o cliente

Como argumentar sobre vendas de imóveis sustentáveis? Pode parecer difícil, mas é mais simples do que se imagina, você sabendo argumentar e responder fielmente qualquer coisa que seu cliente venha a perguntar, o restante será moleza.
Começar falando os atributos é de extrema importância, fale de que o cliente, ao comprar apartamentos sustentáveis, terá uma ótima maneira de economizar nas contas de água e energia, principalmente se comparado ao imóvel tradicional.

Além disso, ele irá ajudar o meio ambiente com essas formas de economia e racionamento consciente dos recursos naturais. Portanto, se você tem um “valioso” imóvel do meio ambiente nas mãos para oferecer, não deixe de alertar o seu cliente que a opção pode ser um bom negócio. Seja para ele comprar e alugar para terceiros ou ainda para morar, principalmente se seu cliente for interessado ecologicamente.

DICA: 3 táticas para baixar a guarda do seu cliente


Quer encontrar uma rede de milhares de corretores e fechar parcerias com total segurança? Experimente o Homer. É 100% gratuito, não tem pegadinha nem mensalidade. Sabe o melhor? Fechando toda a parceria dentro do Homer, nós garantimos a comissão caso o seu parceiro não lhe pague. Baixe agora clicando aqui!

Colunista