Melhore sua organização e produtividade na venda de imóveis
Com a rotina cada vez mais corrida, aumentar a produtividade se tornou essencial. A eficiência é relevante em diversas carreiras, mas é indispensável para os corretores imobiliários, que dependem de metas e trabalham contra o relógio para dar conta de todos os clientes. Por isso, a palavra de ordem que não pode faltar no dia a dia de todo o corretor é organização.
Se você tem dificuldades para gerenciar sua carteira de imóveis, responder seus e-mails, dar retorno aos clientes e acaba chegando ao final do dia com aquela sensação de que não cumpriu tudo o que devia, ou pior, não sabe nem quais as tarefas deveria ter cumprido ao longo do expediente, pare por uns minutos e anote as dicas que traremos abaixo.
TENHA UMA AGENDA
Você deve manter uma agenda com todas as tarefas que você precisa cumprir diariamente. Nela, é importante anotar não apenas as visitas aos apartamentos e os demais compromissos agendados, mas também toda a sua lista de afazeres do dia. Você pode separar um tempo, por exemplo, para captar novos imóveis ou atualizar anúncios na internet. Escolha o que for melhor para você, seja a tradicional agenda de papel ou mesmo um aplicativo de celular, o que importa é manter sempre sua lista de compromissos atualizada.
PLANEJE SEU DIA
Depois de adotar sua agenda de compromissos, você será capaz de controlar o que você conseguiu realizar ao longo do expediente e o que, eventualmente, precisará ser feito no dia seguinte. O ideal é que o planejamento diário seja feito sempre na véspera, no fim do dia. Assim, pela manhã, você estará pronto para revisar sua agenda e começar o seu dia sem perder tempo.
Criar essa rotina ajuda a evitar distrações e manter o foco. Não esqueça de separar um momento para responder e-mails e mensagens de todos clientes diariamente. Esse contato é importantíssimo, afinal ninguém quer ficar ficar esperando dias para receber um retorno.
MANTENHA O CONTROLE DE IMÓVEIS E CLIENTES
Ao lidar com muitos imóveis à venda e outros tantos potenciais compradores, é possível que você acabe se perdendo e não se dedique da mesma forma a todos. Pode ser que você perca a oportunidade de mostrar um apartamento que seria perfeito a um cliente porque não se lembrou da relação entre os dois. Nesse aspecto, a organização também vai te ajudar.
Mantenha sempre uma lista de imóveis a venda com os principais dados, a data em que foi posto a venda e a última vez em que você entrou em contato com o cliente. Da mesma forma, mantenha o controle dos clientes em busca de imóveis com as principais características, a data em que eles te contataram pela primeira vez e o último contato.
Dessa forma, você pode definir uma periodicidade para dar feedbacks aos clientes, para que eles não se sintam esquecidos. Aproveite e inclua isso na sua lista diária!
DÊ PRIORIDADE
Muitas vezes, na nossa rotina corrida, temos a sensação de que há muitas tarefas para pouco tempo e acabamos deixando de cumprir compromissos importantes. Para isso, há uma fórmula bastante conhecida e eficaz que pode ser utilizada para avaliar as atividades, que devem ser divididas em:
– Urgentes e importantes: visitas e reuniões daquele dia ou problemas inadiáveis. Nestes casos, não dá para deixar para depois, faça agora.
– Urgentes e não-importantes: situações que não estavam no planejamento, como ligações, e-mails e compromissos sem tanta relevância, mas que demandam urgência. Neste caso, avalie se você realmente precisa perder tempo com essas distrações, pois estará ocupando um período do seu dia que deveria ser dedicado às atividades planejadas anteriormente.
– Não-urgentes e importantes: relacionamento com o cliente, identificação de novas oportunidades e planejamento de metas. Quanto mais organizada sua rotina estiver, mais tempo você terá para investir nessas atividade, que ajudam no planejamento da carreira a longo prazo.
– Não-urgentes e não importantes: distrações, telefonemas sem importância, perda de tempo. Esqueça!
O que achou das nossas dicas de organização? Compartilhe sua experiência conosco nos comentários.