Tecnologia: uma forte aliada à venda de imóveis
A tecnologia traz cada vez mais facilidade e agilidade para a comunicação. As novas ferramentas disponíveis podem e devem ser utilizadas e na negociação de um imóvel, mas utilizar os novos meios de comunicação da maneira correta é essencial.
Antes de procurar um corretor, muitos clientes buscam informações prévias sobre o imóvel e trazem várias ideias do que buscam. Cabe ao profissional dar o melhor atendimento de forma ágil e que atenda às expectativas. Mas como fazer isso tudo?
Apresentação dos imóveis
Hoje, a internet é fundamental e na procura de um imóvel não é diferente. Por isso, a propriedade precisa estar divulgada em aplicativos especializados. Mas isso não é suficiente. Um anúncio mal escrito, com poucas informações, sem fotos ou com imagens de baixa qualidade que não traga uma boa impressão do imóvel pode afastar interessados. Por isso, é fundamental investir numa boa apresentação na web, com fotografias bem iluminadas, que tragam ao consumidor a vontade de estar naquele ambiente.
Agilidade no atendimento
Tão importante quanto captar seus clientes com boa presença na internet através de anúncios atrativos é estar disponível para responder às suas dúvidas. Com a agilidade do nosso dia-a-dia, ninguém quer esperar dias para ter retorno sobre uma consulta. Por isso, o corretor deve prestar atendimento por celular, e-mail e whatsapp, afim de facilitar esse contato. Mas é preciso tomar alguns cuidados. Ninguém gosta de ser tratado como mais um cliente qualquer, portanto evite copiar e colar respostas genéricas, procure tratar o cliente de forma personalizada, mas sempre mantendo o profissionalismo (vamos deixar os emoticons para a família e os amigos, ok?). Também não é agradável ser acordado com dezenas de mensagens no whatsapp do corretor, portanto o ideal é manter a comunicação no horário comercial, a não ser que vocês combinem um horário mais adequado.
Ouvindo o cliente
Corretores lidam com diversos imóveis diariamente, mas para os possíveis compradores, aquela casa ou apartamento não é apenas uma propriedade e sim a realização um sonho. E com tantas informações disponíveis na internet, frequentemente os clientes já chegam com várias informações sobre o que buscam num imóvel. Por isso, é importante escutar o cliente com atenção para encontrar o espaço que se encaixa no seu perfil. O corretor também precisa conhecer bem os imóveis que negocia e dar informações precisas, a fim de criar uma relação de confiança com o cliente. Dar informações superficiais para marcar uma visita ao imóvel pode frustar as expectativas dos clientes e prejudicar a confiança. Mesmo que o apartamento ideal não apareça de cara, se os compradores mantiverem a confiança na relação vão continuar buscando com o corretor. E um cliente satisfeito pode trazer novos negócios fazendo propagando boca a boca.
Quer dividir sua experiência conosco? Tem alguma dica de atendimento para compartilhar? Escreva para nós nos comentários!