Guia para Escolher o Imóvel Ideal para Investir

Guia para Escolher o Imóvel Ideal para Investir

No artigo de hoje, vamos te ajudar a tomar decisões inteligentes para investimentos imobiliários, escolher o imóvel certo para investir. Sabemos que essa é uma decisão que pode influenciar seus rendimentos e patrimônio a longo prazo, então é importante que você entenda cada um dos pontos abordados a seguir, para conseguir tomar uma boa decisão na hora de selecionar um imóvel.

1) Entenda seus objetivos de investimento

É fundamental compreender seus objetivos para selecionar o imóvel ideal. Busca renda passiva ou valorização a longo prazo? A escolha do tipo de imóvel e sua localização influenciam diretamente nessa estratégia. Existem diferentes tipos de imóveis que vão influenciar diretamente na estratégia que você deseja para alcançar seu objetivo, então é muito importante que você pense bem antes de fazer qualquer escolha.

2) Escolha a localização sabiamente

A localização é crucial para o sucesso do investimento imobiliário. Decisões inteligentes em investimentos imobiliários são fundamentais para garantir sucesso a longo prazo. Priorize áreas com potencial de crescimento econômico e fácil acesso a serviços, como transportes públicos, escolas, hospitais e áreas comerciais. Bairros com essas características tendem a ser mais valorizados e oferecer retornos mais satisfatórios a longo prazo.

3) Considere o tipo de imóvel

Ao decidir o tipo de imóvel para investir, leve em conta seus objetivos financeiros. Por exemplo, se busca uma valorização do imóvel a longo prazo, os imóveis residenciais podem ser a melhor opção. Por outro lado, se deseja obter rendas mais altas, os imóveis comerciais podem oferecer uma melhor fonte de renda. Os imóveis de férias também podem ser uma opção interessante, proporcionando uma combinação única de uso pessoal e potencial de locação por temporada.

Aplique esses princípios para garantir decisões inteligentes em seus investimentos imobiliários.

4) Analise a rentabilidade

Outro fator crucial na hora de fazer um investimento, é saber sua rentabilidade. Para isso, basta calcular a taxa de retorno sobre o investimento(ROI), basta pegar sua receita e diminuir dos seus custos.

Ao final dessa operação, divida o resultado pelos seus custos novamente para chegar ao resultado. Se preferir, ter uma consultoria imobiliária também pode te ajudar a chegar nessa análise.

ROI = receita – custos/custos.

5) Entenda o mercado

Saber as tendências do mercado imobiliário é muito importante, principalmente na sua área de interesse, pois podem influenciar a demanda futura. Saber sobre fatores como: Novas construções, políticas governamentais e mudanças demográficas são decisivas na valorização de um imóvel e vão te ajudar a se antecipar as mudanças no mercado e tomar uma decisão de investimento assertiva.

6) Considere a possibilidade de Financiamento

Antes de financiar qualquer imóvel, compare as condições de financiamento oferecidas por diferentes instituições financeiras. Além disso, considere ver como estão as taxas de juros pois quando estão mais baixas favorecem o financiamento e influenciam diretamente no custo total do seu investimento. Outro fator é o prazo de pagamento, pois prazos mais longos por mais que reduzam os valores das parcelas mensais, aumentam o custo total dos juros. E por fim, é importante entender que quanto maior for o valor da entrada, menores serão os juros e os valores das parcelas. Simplifique esse processo com o Homer, nós consultamos os maiores bancos, ficamos com toda a burocracia, além de prestar assessoria gratuita durante todo o processo. Clique aqui para saber mais.

7) Verifique aspectos legais e fiscais

Lembre-se de verificar a situação do imóvel no registro de imóveis, antes de finalizar a compra, como também a carga tributária sobre o imóvel e se o mesmo tem pendências judiciais. Caso contrário, você poderá ter surpresas desagradáveis e que vão afetar a rentabilidade do seu investimento.

8) Considere a necessidade de reformas

Dependendo da reforma que você está pensando em fazer, pode representar uma oportunidade de valorização no seu imóvel, então analise bem pois por outro lado pode ser que seja um custo que não valha tanto a pena a ser feito, e lembre- se sempre de considerar se você tem o tempo e recurso para o projeto.

Espero que você tenha gostado dessas dicas e se quiser ver mais artigos como esse, temos uma recomendação para você. Confira o artigo: Casa inteligente com tecnologia” Smart Houses.

Thiago Zeny

Equipe de Marketing

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *