Venda de imóvel em financiamento é possível? Saiba orientar o cliente

Venda de imóvel em financiamento é possível? Saiba orientar o cliente

Em época de crise, muitos proprietários podem enfrentar dificuldades para pagar as prestações do financiamento de um imóvel comprado recentemente. Em outra situação, o novo dono pode ter adquirido uma propriedade que pensava ser perfeita para suas necessidades, mas passados alguns meses, acabou não se adaptando e se arrependeu da compra do imóvel, que ainda não foi quitado.

Seja qual for o motivo, seu cliente pode procurá-lo querendo vender uma casa ou um apartamento que ainda está em financiamento. Neste momento, muitas dúvidas podem surgir. É possível vender um imóvel cujas parcelas ainda não foram quitadas? Neste caso, o comprador poderá dar entrada em um novo empréstimo imobiliário? Qual o procedimento correto para negociação de uma propriedade financiada?

A venda de imóveis financiados é perfeitamente possível e está cada vez mais comum. O comprador pode, inclusive, utilizar recursos do FGTS e dar entrada em um novo financiamento. Saiba como conduzir a negociação e orientar o cliente.

IMÓVEL EM FINANCIAMENTO
Neste artigo você irá aprender a como orientar o seu cliente.

ANUNCIANDO O IMÓVEL

O financiamento de um imóvel não impede que ele seja vendido. A única restrição é para aluguel da propriedade, já que, segundo o contrato de empréstimo, a unidade deve ser utilizada para moradia própria e não para fins de negócio. O anúncio e a negociação do imóvel ocorre como em qualquer outro, como se o bem estivesse livre de impedimentos.

FECHANDO O CONTRATO

Depois que aparece um comprador interessado e todos os termos da venda são negociados, vendedor e futuro proprietário deve procurar um Cartório de Registro de Notas para providenciar o documento de Compra e Venda. A baixa da hipoteca, que vai liberar o imóvel para o novo dono, depende da forma de pagamento escolhida pelo comprador:

1) Se o comprador optar por fazer um novo financiamento, utilizando ou não recursos do FGTS, no mesmo banco do empréstimo anterior, a quitação do saldo devedor é feito de forma automática e o procedimento é mais rápido e prático. Neste caso, o futuro proprietário deve dar entrada em um pedido de financiamento como qualquer outro, entregar toda a documentação e aguardar a análise do imóvel e a aprovação do empréstimo. Em seguida, comprador e vendedor serão chamados à instituição financeira para completar os trâmites e assinar o contrato. A própria instituição será responsável por quitar o financiamento anterior e repassar o valor restante ao antigo proprietário, em um processo que leva cerca de um mês.

2) Caso o pagamento seja feito à vista, o valor pago pelo comprador terá que ser usado para quitar o saldo devedor do empréstimo bancário. O vendedor precisa comunicar ao banco sua intenção de vender o imóvel e pedir o cálculo do saldo devedor. Neste caso, o habitual é que o comprador dê como entrada o valor necessário para a quitação do financiamento, quando já recebe as chaves da propriedade, e o restante do pagamento no momento do registro da escritura em cartório, quando o antigo dono deve levar o documento emitido pela instituição bancária provando que houve baixa na hipoteca. Todo o processo pode levar cerca de 3 a 4 meses.

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