Dicas de como falar com seu cliente por telefone ou email
Trabalhar com vendas é essencial manter o contato com seu cliente, seja por telefone ou e-mail. Para nossos corretores não cometerem nenhum erro na hora de contactar o seu cliente, separamos algumas dicas para você falar corretamente e melhorar suas vendas!
Ao falar no telefone, tome cuidado! A forma como você fala pode definir o seu perfil profissional.
– Antes de ligar, planeje-se: É sempre bom planejar o que você vai dizer na hora de entrar em contato com o cliente. Pense no que vai falar e nos assuntos necessários, mas não deixe de mostrar simpatia e confiança para ele. O cliente precisa saber que pode contar com você! Separe todas as informações que chamam atenção e anote para evitar erros. Procure definir objetivos para a conversa continuar com foco, para você não ter que ligar novamente para o cliente. Isso mostra falta de preparo e desorganização.
– Mostre simpatia e bom humor: Nossas emoções podem ser sentidas pela nossa voz através do telefone. Se você estiver de mal humor ou algo ruim estiver afetando a sua produtividade, obviamente o seu cliente vai perceber e sua conversa pode não obter o êxito desejado. Por mais que você já tenha falado muito ao telefone durante o seu expediente, procure se recuperar, fazer pausas entre as ligações, colocar um sorriso no rosto e energia na sua voz quando falar com um novo cliente. Bom humor traz bons resultados!
– Esteja preparado para tirar dúvidas: Podem existir muitas dúvidas e questionamentos sobre o que você está dizendo. Fique atento ao que ele está perguntando e tente explicar da maneira mais fácil e simples. Se o cliente não entende tão bem sobre imóveis e mercado imobiliário como você, e gostaria de saber como é o processo de financiamento, possibilidades de pagamento ou a documentação para comprar um imóvel. Estude bastante o assunto que será passado para o seu cliente. Esses detalhes podem causar um grande interesse ao futuro comprador.
– Não fale mal de outras imobiliárias: Em alguns casos, o cliente pode comentar sobre tal empreendimento de outra imobiliária que estava em melhores condições. Automaticamente, defendemos o nosso trabalho e mostramos o quanto a nossa proposta pode ser melhor. Por isso, não fale mal do imóvel de outra imobiliária! Apenas mostre quais são as melhores vantagens do cliente comprar um imóvel com você. A atitude de ‘’falar mal’’ de outras empresas podem causar mal impressão para o seu cliente e falta de profissionalismo.
– Seja direto: Depois do planejamento feito para entrar em contato com o seu cliente, procure ser muito direto ao assunto colocado em pauta para o cliente não dispensar a sua ligação. Evite muita enrolação e entrar em assuntos pessoais, pois o seu cliente pode estar trabalhando, cuidando da casa ou saindo para algum lugar. Ele não tem tempo para uma longa conversa. Ser gentil e amigável não é necessariamente falar da vida de seu cliente.
Muita atenção na hora de enviar um e-mail. Ele faz toda a diferença.
– Identifique-se logo no inicio: Procure falar o seu nome e qual empresa está representando, assim que estiver na primeira parte da conversa. É uma etapa importante e faz toda a diferença! O cliente precisa saber quem você é. Se for possível, acrescente o seu Linkedin ou site pessoal na assinatura do email.
– Fale detalhes sobre o empreendimento: Dê qualidades ao empreendimento sobre qual o cliente tem interesse. Faça com que ele receba e conheça mais informações sobre o imóvel, se achar que realmente vale a pena investir nele. Comente também sobre o bairro, apontando proximidades de lugares importantes como: farmácias, escola, hospitais, supermercados, padarias, academia e etc..
– Seja objetivo e direto: Vá direto ao ponto! Não enrole muito no assunto do e-mail para não ficar cansativo e o seu conteúdo interessante acabar indo direto para a lixeira.
– Localize seu cliente: Hoje em dia é muito mais fácil manter o contato com o seu cliente. Você pode localiza-lo nas redes sociais, mante-lo informado sobre o que anda acontecendo na sua imobiliária e quais são as novidades. Além disso, o contato com o seu cliente nas redes sociais fica mais pessoal, dando mais intimidade e liberdade para ele se sentir a vontade na hora de fechar negócio.
E ai? Gostou das nossas dicas? Comente aqui!
Boas vendas!
Falar por telefone é uma arte mas fale com segurança detalhes (valorize )não esqueça depois de marcar com o cliente uma visita no imóvel, agindo assim você terá mais facilidade de concretizar um negócio
Olá Dulce!
Muito obrigada pelo seu comentário! Que bom que gostou das dicas, é por esse caminho que tentamos passar a mensagem (:
Tem alguma dica de post para a gente? Está acompanhando o nosso blog? Fizemos um post sobre técnicas de fotografia para ajudar a vender a sua opção mais rápido (http://corretorvip.com.br/blog/2014/08/18/use-tecnicas-de-fotografia-e-venda-melhor-a-sua-opcao/)
Obrigada!
beijos!