Encantar o cliente: muito além de um sorriso.
Muitos corretores pensam que sorrir é o único atributo para encantar o cliente no momento de recebê-lo.
Além do sorriso e de sorrisos apropriados, diferenciados, temos que direcionar a atenção para a aparência física, roupa, postura da voz, conteúdo da conversa e as atitudes.
O corpo como um todo se comunica. O sorriso é apenas uma das expressões do ser humano.
Para encantar o cliente não basta sorrir apenas. Vá além.
Tem uma grande importância, mas isoladamente pode não alcançar o objetivo de deixar o cliente seguro e confiante com o corretor.
A aparência física se refere à postura, alinhamento e zelo com o corpo. São cuidados básicos para ambos os sexos.
É comunicar a imagem de que você se preparou para receber o cliente.
Sempre que recebemos visitas em casa, por mais habituais que sejam, nós nos preparamos.
Damos aquela última olhada no espelho antes de abrir a porta. Devemos ter a mesma preocupação ao receber o cliente.
A roupa contribui para o conjunto da aparência física. Roupas apropriadas, impecavelmente limpas e alinhadas à proposta da imagem da empresa.
Um dos valores do Ritz Carlton hotel é zelar pela imaculada imagem dos seus funcionários. Inclui sapatos sempre limpos, roupas bem passadas e alinhadas.
Leia também: O sorriso ideal para receber o cliente
A postura da voz pode garantir atenção ao que você fala.
Ajuste a sua postura ao cliente. Volume de voz deve ser adequado ao cliente.
Falar baixo pode imprimir insegurança ao cliente e alto demais poderá irritar e transmitir arrogância, especialmente se o cliente for auditivo.
Falar com muita velocidade poderá transmitir que você está com pressa. A voz traz significados implícitos na sua postura.
Outro aspecto importante da postura da voz é a entonação. Ela dá ênfase, ressalta ou reforça o conteúdo.
Treine muito a pronúncia que é outro fator importante na voz.
Pronuncie de forma clara, pausada, principalmente o final das palavras e das frases.
Dê ênfase aos atributos dos imóveis que você deseja chamar a atenção ou que sejam importantes para a tomada de decisão do cliente.
Em relação ao conteúdo da conversa, evite temas polêmicos. Lembre-se de que é o seu cliente que está na sua frente.
Você não precisa ter disputas e nem ter sentimento de ganhar ou perder. Como quebra-gelo, procure temas neutros, suaves e que deixem o ambiente com uma esfera positiva.
O cliente do mercado imobiliário está prestes a tomar uma das decisões mais importante da sua vida. E o último fator são as atitudes.
Atitudes como disposição, vontade de atender, proatividade, resiliência e empatia são fundamentais para os primeiros momentos com o cliente.
Um dos pecados do atendimento é receber o cliente com apatia e má vontade.
Lembre-se, sorria, tenha uma postura da voz e corporal que o projetem diante do seu cliente.
Atenda bem, você faz a diferente.
Clézio Amorim é especialista em atendimento de excelência e geração de experiência para o cliente. Autor do livro: 55 maneiras de encantar o seu cliente no atendimento. Professor de conteúdos como atendimento, vendas, negociação, oratória descomplicada e criatividade. Doutorando em turismo e desenvolvimento sustentável – Divide seu viver entre Brasil e Portugal.
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